PEDIDO DE CRIANÇA: QUERO SER UM TELEVISOR
Uma professora do ensino básico pediu aos alunos que fizessem uma redacção sobre o que gostariam que Deus fizesse por eles. Ao fim da tarde, quando corrigia as redacções, leu uma que a deixou muito emocionada. O marido, que, nesse momento, acabava de entrar, viu-a a chorar e perguntou:
- O que é que aconteceu? Ela respondeu:
- Lê isto. Era a redacção de um aluno.
Senhor, esta noite peço-te algo especial: transforma-me num televisor.
Quero ocupar o lugar dele. Viver como vive a TV da minha casa. Ter um lugar especial para mim, e reunir a minha família à volta... Ser levado a sério quando falo... Quero ser o centro das atenções e ser escutado sem interrupções nem perguntas. Quero receber o mesmo cuidado especial que a TV recebe quando não funciona. E ter a companhia do meu pai quando ele chega a casa, mesmo quando está cansado. E que a minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de me ignorar. E ainda, que os meus irmãos lutem e batam para estar comigo. Quero sentir que a minha família deixa tudo de lado, de vez em quando, para passar alguns momentos comigo. E, por fim, faz com que eu possa diverti-los a todos. Senhor, não te peço muito... Só quero viver o que vive qualquer televisor.
Naquele momento, o marido de Ana Maria disse:
- Meu Deus, coitado desse miúdo! Que pais!
E ela olhou-o e respondeu:
- Essa redacção é do nosso filho
Autor: Anónimo
Agradecimento: Obrigado Olga por teres partilhado esta mensagem com todos os teus colegas.
NOTA:
A educação de CRIANÇAS é sem dúvida um grande DESAFIO para muitos..., pelo meio, existem dúvidas do que está CERTO ou ERRADO, se devemos dizer SIM ou se devemos dizer NÃO, se devemos OPTAR por uma EDUCAÇÃO FIRME ou EDUCAÇÃO LIBERAL, BRINCAR, ENSINAR.... muitas e muitas dúvidas!!! Ainda assim, esquecemo-nos muitas vezes como é feita a aprendizagem em crianças, por outras palavras, esquecemo-nos como nós aprendemos...
... TODOS em CRIANÇAS EMITÁMOS os Pais, Amigos, Colegas, Fãs, etc, etc... QUISÉMOS CRESCER rápidamente, e procurámos absorver o máximo no mínimo de tempo possível!!!
Então, onde é que esta experiênica, a nossa experiência, nos pode AJUDAR na EDUCAÇÃO das nossas CRIANÇAS?!!!
Estejamos ATENTOS às nossas ATITUDES, às nossas ACÇÕES, à forma como nos relacionamos com os OUTROS, às PALAVRAS, aos VALORES, sempre que estivermos perto das CRIANÇAS.
E acima de tudo, lembrem-se que os FILHOS não vieram a este MUNDO para fazer aquilo que os Pais não conseguiram fazer no deles... ELES, a seu tempo, irao ESCOLHER, irão DECIDIR o seu CAMINHO.
Seja VOCÊ próprio, Seja FELIZ e terá CRIANÇAS GENUINAS e FELIZES.
Aquele Abraço Forte & Sincero
Luís Carpinteiro