Acerca de mim

A minha foto
Lisboa, Carnaxide, Portugal
“Existem dois grandes dias na vida de todos nós… o dia em que nascemos e o dia em que descobrimos porquê”. William Barclay

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Free Your Mind... Be Alive! 47

Olá a todos,

Hoje deixo-vos uma reflexão sobre MEDO.

"Em última análise, sabemos muito bem que
o outro lado do medo é uma liberdade."
Marilyn Fergunson

MEDO

Em crianças somos ensinados a ter medo das coisas a fim de nos mantermos em segurança. Em vez de ocuparem o tempo a explicar os perigos e as subtis nuances de um enorme mundo desconhecido, os nossos bem intencionados pais e guardiães transmitem-nos uma espécie de "estenografia do medo" num esforço para garantir a nossa sobrevivência. Porque estamos condicionados para pensar que o nosso medo nos manterá seguros, muitas vezes tratamo-lo com uma "luz vermelha" – Um sinal do nosso corpo de que devemos parar.
A inteligência é que nos mantém seguros... o que seria útil era alguém explicar tudo - não como se a criança fosse estúpida ou descuidada ou com inclinação para o desastre - mas simplesmente dando informação a alguém que não a tem.

Alguns exemplos de vencer o MEDO:

Ter finalmente aquela conversa que tem andado a evitar, para descobrir que não era grande coisa e que a relação com que estava preocupado em destruir é agora mais forte do que nunca.


Sair do armário em relação ao seu segredo mais profundo e mais negro, descobrindo que já toda a gente sabe e/ou ninguém se importa!


Descobrir que a pessoa de quem tinha tantos ciúmes ou que tanto o assustava tinha realmente ciúmes de si e estava assustada consigo.


Ver-se frente a frente com aquilo que mais receia e perceber que o que o tornava tão assustador era a história que você mesmo tinha contado acerca do que significaria relativamente a si e à sua vida se a "percebesse mal".


"Muitas vezes, basta um vislumbre de liberdade para eliminar o medo para sempre."

Free Your Mind.

Livro: Chega Aonde Quiseres
Autor: Michael Neill

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Aquele Abraço – Forte & Sincero

domingo, 27 de setembro de 2009

Free Your Mind... Be Alive! 46

Torne ambiente mais leve e sem mágoas

Dois monges preparavam-se para atravessar um rio, quando encontraram uma mulher muito bonita, que também desejava atravessá-lo, mas estava com muito medo. Um deles resolveu, então, carregá-la até à outra margem. O outro monge ficou indignado como o seu amigo. Afinal, ele tinha desrespeitado uma regra: um monge nunca deveria tocar numa mulher. Mas não disse nada, apenas engoliu a sua raiva.
Percorreram quilómetros até chegarem ao mosteiro. O monge enraivecido voltou-se para o primeiro e finalmente disse:
- Olhe, terei de contar ao mestre o seu comportamento proibido.
- Do que está a falar? - perguntou o primeiro monge.
- Ora, do seu comportamento. Ou já se esqueceu que tocou naquela mulher e a carregou nos braços?
O primeiro monge riu-se e, calmamente, replicou:
- Sim, eu peguei-lhe ao colo, mas deixei-a lá, na outra margem do rio, há quilómetros atrás. Você, pelo contrário, ainda está a carregar com ela.

A moral desta história é que o significado que damos às coisas nem sempre é o mesmo das outras pessoas. Você pode transportar consigo uma carga de infelicidade, sem necessidade. Promova a comunicação na empresa e torne o ambiente mais leve e menos carregado de mágoas, muitas vezes causadas por coisas tão pequenas e irrelevantes.

Um Livro: O que podemos aprender com os gansos 2ª Edição
Autor: Alexandre Rangel
Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Aquele Abraço – Forte & Sincero

Free Your Mind... Be Alive! 45

Olá a todos,

aqui está FYM&BA da passada semana!

Cada um constrói a empresa onde trabalha

Um carpinteiro estava para se aposentar. Contou ao chefe os seus planos de deixar o serviço de carpintaria e de construção de casas, para viver uma vida mais calma com a família.
Claro que um salário mensal faria falta, mas ele desejava muito reformar-se. O dono da empresa sentiu pena ao saber que iria perder um dos seus melhores empregados e pediu-lhe que construísse uma última casa, como um favor especial.
O carpinteiro concordou, mas com o tempo, via-se que o seu pensamento e o seu coração não estavam no trabalho. Ele já não se empenhava como antes no serviço e acabou até por utilizar mão-de-obra e matéria primas de qualidade inferior. Uma maneira lamentável de encerrar a carreira.
Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o seu ex-chefe foi inspeccionar a casa. No fim da visita, entregou a chave da porta ao carpinteiro.
- Esta casa é sua – disse-lhe. - É o meu presente para si.
Que choque! Que vergonha!
Se soubesse que estava a construir a sua própria casa, teria feito tudo diferente, não seria tão inconsequente. Agora era obrigado a morar numa casa feia de qualquer maneira.

Assim também acontece connosco. Às vezes, trabalhamos de maneira distraída, reagindo mais do que agindo, desejando colocar sempre menos do que o nosso melhor.

Lembre-se de que constrói a empresa onde trabalha. Você é o carpinteiro (e por acaso até sou... de nome!). A realização das suas tarefas, ou seja, a qualidade do seu trabalho, é que definirá a qualidade do seu local de trabalho.

Livro: O que podemos aprender com os gansos
Autor: Alexandre Rangel


Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Aquele Abraço – Forte & Sincero

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Free Your Mind... Be Alive! 44

Olá a todos,

Hoje, e para quem gosta de psicoterapia, deixo-vos uma anedota que explica de forma simples as 3 grandes linhas de pensamento, na exploração da problemática do paciente.

Existem as escolas que se centram no:
Passado – Psicanálise ortodoxa que procura o "porquê";
Futuro – Behaviorismo que procura o "Como", com mudanças de atitude (fazer diferente) para alcançar um objectivo;
Presente – Procura do auto-conhecimento e bom nível de auto controlo dos recursos (viver o momento).

Anedota:
Um Homem sofre de encoprose (caga-se todo). Vai a uma consulta e o médico, depois do examinar e investigar, não encontra nenhum motivo físico que explique o seu problema. Então, sugere-lhe que vá a uma consulta de psicoterapia.

Final com psicanalista ortodoxo:
Passado 5 anos, o homem encontra-se com um amigo.
- Olá! Que tal vai a terapia?
- Fantástica! - responde o homem, eufórico.
- Já não te cagas todo?
- Olha, cagar ainda cago, mas agora já sei porquê!

Final com terapeuta behaviorista:
Passado 5 dias, o homem encontra-se com um amigo.
- Olá! Que tal vai a terapia?
- Genial! responde o homem, eufórico.
- Já não te cagas todo?
- Olha, cagar ainda cago, mas agora uso fraldas "TENA"!

Final com terapeuta gestáltico:
Passado 5 meses, o homem encontra-se com um amigo.
- Olá! Que tal vai a terapia?
- Maravilhosa! responde o homem, eufórico.
- Já não te cagas todo?
- Olha, cagar ainda cago, mas agora estou-me nas tintas!

Livro: Deixa-me que te conte
Autor: Jorge Bucay

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 43

Olá a todos,

Ofertas para o marajá

Uma vez, um marajá que tinha fama de ser muito sábio fez 100 anos. O acontecimento foi celebrado com grande alegria, já que todos gostavam muito do seu governante. No palácio, organizou-se uma enorme festa para aquela noite e foram convidados senhores poderosos do reino e de outros países.
Chegou finalmente o dia e acumulou-se uma montanha de prendas na entrada do salão, onde o marajá ia receber os seus convidados.
Durante o banquete, o marajá pediu aos seus criados que separassem as prendas em dois grupos: as que tinham remetente e as que não se sabiam de quem eram.
À sobremesa, o rei mandou trazer todas as prendas em duas pilhas, umas centenas de prendas grandes e caras, e outra mais pequena com apenas uma dezena de ofertas.
O marajá começou a abrir as prendas da primeira pilha e foi chamando o nome das pessoas que as tinham enviado. Fez todas elas subir ao trono, uma a uma, para lhes dizer:
- Agradeço a tua prenda, devolvo-ta e ficamos quites - e devolvia a prenda fosse a quem fosse.
Quando terminou a primeira pilha, aproximou-se da segunda e disse:
- Estas ofertas não têm remetente. Estas, sim, vou aceitar, porque não me obrigam a nada e, com a minha idade, não me convém contrair dívidas.

Sempre que recebemos alguma coisa, é natural que nos passe pela cabeça, ou pela da outra pessoa, transformar essa dádiva numa dívida. Se assim for, é preferível não receber nada.
Mas se fores capaz de dar sem esperar nada em troca e de receber sem sentires obrigações, então podes dar ou não, receber ou não, mas jamais ficarás endividado. E, acima de tudo, nunca mais ninguém deixará de te pagar o que deve, porque jamais alguém te deverá seja o que for.

Livro: Deixa-me que te conte
Autor: Jorge Bucay

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 42

Olá a todos,

A Realidade (Razão)

“A realidade é sempre a mesma. E é o que é. No entanto, podemos interpretar uma situação de uma maneira ou de outra completamente oposta.
Cuidado com as tuas percepções, dizia Badwin, o sábio.

Se o que vês encaixa ”à justa” na realidade que mais te convém…
... desconfia dos teus olhos!

Muitas vezes ninguém está errado. O que acontece é que vêem a realidade de posições diferentes.
O único erro, quase sempre, é pensar que a posição em que me encontro é a única da qual se consegue ver a realidade.”

“O Surdo acha sempre que os que dançam estão loucos”

Livro: Deixa-me que te conte
Autor: Jorge Bucay

Nota/Sugestão:
Por vezes parece que a razão nos persegue e, todos à nossa volta simplesmente não vêem o que os nossos olhos vêem … e não compreendem!
A sugestão é simples: ouve os outros, escuta o que te dizem… por vezes estamos a pensar exactamente a mesma coisa e acabamos por complicar… Entende os motivos, questiona o método, conversa, comunica. Todos à nossa volta já nos ensinaram algo. Quer queiras ou não, eles vão continuar a ensinar-te.

Agradecimento: Obrigado Cláudia e Luís por este Livro. Estes contos simplificam o que parece complicado!!!

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 41

"Se há algo de que não gosta, mude-o.
Se não for capaz de o mudar, mude de atitude.
Não se queixe"
Maya Angelou

Olá a todos,

Hoje partilho com vocês um desafio que aceitei no meu dia de aniversário: Imaginem o desafio de estar 21 dias sem nos queixarmos verbalmente.
Simples não é?! Eu também pensei dessa forma. O que é certo é que desde o dia 22 de Julho e, até hoje, ainda não consegui passar mais de 48h sem me escapar uma queixa, um mexerico ou uma crítica a alguém... (o transito em Lisboa é um problema neste desafio!!! Acreditem...)

O "jogo" é simples. Com o livro, vem uma pulseira roxa que terás de colocar num dos teus pulsos. Depois o jogo começa e cada vez que te sair uma queixa da boca mudas a pulseira para o outro pulso. O simples facto desse movimento, faz toda a diferença. Posso adiantar-vos que é incrível o que se passa nos dias seguintes...
A média dos campeões deste desafio situa-se entre os 4 e os 8 meses! Boa sorte.

Uma ideia simples que Vos poderá ajudar a serem pessoas mais positivas, logo, mais focadas nas coisas boas da vida.

Nota: Se a pulseira roxa for demasiado arrojada para ti descobre o teu elemento de consciência. Ex.: Uma pedra no bolso.

Um Mundo sem queixas


Se é verdade que os nossos pensamentos criam a nossa realidade, então as coisas boas acontecem a quem conseguir deixar de se queixar.
A proposta é um desafio de 21 dias sem fazer queixas. - o tempo necessário, segundo estudos científicos, para consolidar novos hábitos ou abandonar vícios. Se mudar o seu discurso mudará os seus pensamentos...

Autor do Livro: Will Bowen
Site: http://www.acomplaintfreeworld.org/

Nota: Este livro, esta ideia, irá guiar-vos por quatro capítulos, quatro estádios, por onde temos que passar, para sermos competentes em qualquer área:
Incompetência inconsciente – Não se apercebe do número de vezes que se queixa.
Incompetência consciente – Ganhamos a desconfortável noção do quanto nos queixamos.
Competência consciente – Consciente de tudo o que diz (pensa muito antes de falar e não se queixa)
Competência inconsciente – Já não se queixa e já nem repara.
Sugestão: Agora olhem para as várias áreas da Vossa vida e posicionem-se nos vários estádios.

Agradecimento: Obrigado Carla por este desafio que me tem ajudado a ter um discurso mais positivo.

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 40

"Quem disse que o preço dos sonhos é baixo?"
Débora Bötcher

Olá a todos,

Hoje partilho com vocês um filme que há muito estava na minha lista de filmes/livros para ver ou ler.

Esta obra de arte é um verdadeiro soco no estômago à sociedade actual!
Um olhar sobre uma Sociedade hipócrita, materialista e totalmente condicionada por uma ambição desmesurada. O autor coloca-nos conscientes dessa realidade e mostra-nos um jovem de espírito rebelde e lírico que procura a felicidade... até à liberdade radical. A vida isolada e, independente, dessa sociedade... torna-se um experiência fantástica e comovente que conclui com uma grande verdade: "Para alcançar a felicidade plena é necessário partilhar"

Fotografia e banda sonora brilhantes!!!

O LADO SELVAGEM



Baseado no caso real de Christopher McCandless, um jovem de vinte e dois anos que, ao terminar a faculdade, doou todo o seu dinheiro a uma instituição de caridade, mudou de identidade e partiu em busca de uma experiência genuína que transcendesse o materialismo do quotidiano. Começando a sua viagem pelo Oeste americano, Christopher dá igualmente início a uma aventura que mais tarde viria a encher as páginas dos jornais e que termina com a sua morte no Alasca. Uma morte misteriosa… Acidental ou propositada? Um livro comovente que cativa o leitor pela forma como é retratado a força indomável de um espírito rebelde e lírico.


Autor do Livro: Jon Krakauer
Realização do filme: Sean Penn

Nota:
Retirar conclusões, ou "morais" desta história é um erro crasso... porque a vida é assim... não é a preto e branco... sem bons de um lado, e maus do outro...Afinal, cada passo é um desafio... que reforça ou esmorece a nossa vontade de alcançar a verdadeira LIBERDADE... Contudo, nunca a esmaga (basta lutarmos por aquilo que convictamente acreditamos)!Só a morte pode decepar essa vontade...Mas que melhor coisa poderemos desejar do que morrermos com o gosto da vitória?... especialmente quando essa vitória se traduz na coragem de ultrapassar as limitações que nos impõem... (em nome de quê? de quem?)... ou que nos impomos a nós próprios (auto-castração)!
BRILHANTE!Filmes assim valem mesmo a pena!Ana Gralheiro - naoabdico.blogspot.com

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 39

Olá a todos,

Liderança

“Liderança é fazer o que é certo quando ninguém está olhando."George Van Valkenburg

Hoje deixo-vos um dos melhores exemplos de Liderança a que já assisti! E como todos podemos ser líderes… Vale mesmo a pena ver e ouvir:

Link de Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=xDmtnYdO2Lo&feature=related

E porque será que é militar?!

Será Amizade, Camaradagem, Solidariedade, Espírito de Equipa, Objectivos Comuns, Coragem, Sabedoria, Benevolência, Honradez, Lealdade, atitude ou tudo isto?!

Não tenho a resposta, mas a área militar continuará a ser uma escola para muitas das áreas da nossa vida!

Mesmo assim, o importante não é ter sempre todas as respostas mas sim não parar de fazer perguntas!


Nota: Aqueles que não tiverem oportunidade de ver o link vejam o filme: “We were Soldiers”

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 38

Olá a todos,

“Existem dois grandes dias na vida de todos nós… o dia em que nascemos e o dia em que descobrimos porquê”.
William Barclay

Pacote de Bolinhos

Certo dia, uma jovem aguardava pelo seu voo na sala de embarque de um aeroporto. Como iria ainda esperar algumas horas resolveu comprar um livro para passar o tempo e um pacote de bolinhos secos para entreter o estômago.
Procurou então um lugar numa parte reservada do aeroporto para que pudesse descansar e ler em paz. Quando estava instalada um homem sentou-se ao seu lado.
Quando tirou o primeiro bolinho do pacote, o homem também tirou um. Ela sentiu-se indignada, furiosa mesmo, mas não disse nada. Ela pensou para si:” Mas que lata!" Se eu tivesse coragem, dava-lhe um estalo na cara para que ele nunca mais se esquecesse...
A cada bolinho que ela tirava, o homem também tirava um. Aquilo deixava-a tão indignada que não conseguia reagir. Finalmente, sobrava apenas um bolinho e ela pensou: O que será que o "atrevido" vai fazer agora?
Então o homem dividiu o bolinho ao meio, comeu uma metade e deixou-lhe ficar a outra. Aquilo ainda a deixou com mais irada e a bufar de raiva. Nesse momento, ouviu a chamada para o seu voo. Agarrou no seu livro e nas suas coisas e dirigiu-se para a porta de embarque.
Já no avião e quando se sentou confortavelmente no seu lugar, foi à sua mala para tirar uma caneta e, para sua surpresa o seu pacote de bolinhos estava ali… INTACTO!
A constatação de que os bolinhos que havia comido não eram seus, fez com que se sentisse muito envergonhada, pois quem tinha estado errada desde o início era ela e agora já não tinha oportunidade para pedir desculpas nem de desfazer o mal entendido. Um desconhecido dividira os seus bolinhos sem se sentir indignado, ao passo que isto a deixara a ela muito transtornada.

http://jorgecoutinho.blogspot.com


Nota pessoal / Sugestão: Algumas acções e palavras transformam relações... Antes de criares juízos de valor negativos sobre alguém ou sobre alguma situação, procura pensar de forma positiva. Procura o melhor das pessoas e das situações. Pessoas e situações, podem ensinar-nos muito... Basta para isso estarmos predispostos a aprender e a viver mais um ensinamento.

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 37

Olá,

O Fazendeiro e o Cavalo

Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades, possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda.
Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado.
O poço era muito profundo e seria extremamente difícil tirar o cavalo de lá. O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação, certificando-se que o animal não se havia machucado.
Mas, pela dificuldade e alto custo para retirá-lo do fundo do poço, achou que não valia a pena investir na operação de resgate.
Tomou, então, a difícil decisão: determinou ao capataz que sacrificasse o animal jogando terra no poço até enterrá-lo, ali mesmo.
E assim foi feito: os empregados, comandados pelo capataz, começaram a lançar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo.
Mas, à medida que a terra caía em seu dorso, os animal a sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando ao cavalo ir subindo.
Logo os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que, finalmente, conseguir sair.
Sabendo do caso, o fazendeiro ficou muito satisfeito e o cavalo viveu ainda muitos anos servindo, fielmente, a seu dono na fazenda.

Se você estiver "lá em baixo", sentindo-se pouco valorizado, quando, certos de seu "desaparecimento", os outros jogarem sobre você a "terra da incompreensão, da falta de oportunidade e de apoio", lembre-se desta história.

Não aceite a terra que jogaram sobre você, sacuda-a e suba sobre ela.

E quanto mais jogarem, mais você vai subindo... subindo... subindo...

Site: http://idealdicas.com

Sugestão: Avalia situações passadas que te fizeram sentir em baixo, onde quase te enterraram ou onde te escondeste até desapareceres!
O que podias ter feito? Esperar ou Agir? Sufocar ou sacudir a areia?
Aprende com os erros, com as críticas, mas não faças delas a tua Vida. Tu és diferente... aquilo foram só momentos menos bons, mas momentos de aprendisagem!!!

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 36

Olá a todos,

Hoje deixo-vos mais uma lição de vida... Este link (do Youtube) demonstra que são poucos os limites que se conseguem impor ao Espírito Humano.

I LOVE LIVING LIFE. I AM HAPPY.

Think you’ve got it bad?
Need some encouragement?
Fallen DOWN?
Can’t seem to find the STRENGHT to get back UP?
It matters HOW you are going to FINISH... Are YOU going to finish STRONG?
The challenges in our lives are there to STRENGTHEN our CONVICTIONS. They are not there to run us over.
IF you fail, are YOU going to try again?

"If I fail, I try again, and again, and again..."
Nick Vujicic

Video: http://www.youtube.com/watch?v=H8ZuKF3dxCY
Site Oficial: http://www.lifewithoutlimbs.org/

Nota Pessoal: Apesar da frase de Nick Vujicic ser demonstradora da capacidade da nossa mente e da força do espírito humano, este e-mail fará mais sentido quando visualizarem o video.
O que motiva o Nick Vujicic? Sede de Viver uma vida normal e fantástica?! E a ti, o que te motiva?

Sugestão: Retira do teu dicionário mental frases como, Não consigo, Nunca chegarei, É impossível ou Cheguei ao meu limite.

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 35

Olá a todos,

A arte de julgar os outros
Eram dois vizinhos. Um deles comprou um coelho para os filhos. Os filhos do outro vizinho também quiseram um animal de estimação. E os pais desta família compraram um filhote de pastor alemão. Então começa uma conversa entre os dois vizinhos:- Ele vai comer o meu coelho!- De jeito nenhum. O meu pastor é filhote. Vão crescer juntos "pegar" amizade!E, parece que o dono do cão tinha razão. Juntos cresceram e se tornaram amigos. Era normal ver o coelho no quintal do cachorro e vice-versa. As crianças, felizes com os dois animais. Eis que o dono do coelho foi viajar no fim-de-semana com a família, e o coelho ficou sozinho.No domingo, à tarde, o dono do cachorro e a família tomavam um lanche tranquilamente, quando, de repente, entra o pastor alemão com o coelho entre os dentes, imundo, sujo de terra e morto. Quase mataram o cachorro de tanto agredi-lo, o cão levou uma tremenda surra! Dizia o homem:- O vizinho estava certo, e agora? Só podia dar nisso!Mais algumas horas e os vizinhos iam chegar. E agora? Todos se olhavam. O cachorro, coitado, chorando lá fora, lambendo os seus ferimentos.- Já pensaram como vão ficar as crianças?Não se sabe exactamente quem teve a ideia, mas parecia infalível:- Vamos lavar o coelho, deixá-lo limpinho, depois a gente seca com o secador e o colocamos na sua casinha. E assim fizeram.Até perfume colocaram no animalzinho. Ficou lindo, parecia vivo, diziam as crianças.Logo depois eles ouvem os vizinhos chegarem. Notam os gritos das crianças.- Descobriram!Não passaram cinco minutos e o dono do coelho veio bater à porta, assustado. Parecia que tinha visto um fantasma.- O que foi? Que cara é essa?- O coelho, o coelho...- O que tem o coelho?- Morreu!- Morreu? Ainda hoje à tarde parecia tão bem.- Morreu na sexta-feira!- Na sexta?- Foi. Antes de viajarmos, as crianças o enterraram no fundo do quintal e agora reapareceu!
A história termina aqui. O que aconteceu depois fica para a imaginação de cada um de nós. Mas o grande personagem desta história, sem dúvida alguma, é o cachorro. Imagine o coitado, desde sexta-feira procurando em vão pelo seu amigo de infância. Depois de muito farejar, descobre seu amigo coelho morto e enterrado. O que faz ele? Provavelmente com o coração partido, desenterra o amigo e vai mostrar para seus donos, imaginando o fizessem ressuscitá-lo. E o ser humano continua julgando os outros.Outra lição que podemos tirar desta história é que o homem tem a tendência de julgar os factos sem antes verificar o que de facto aconteceu. Quantas vezes tiramos conclusões erradas das situações e nos achamos donos da verdade? Histórias como essa, são para pensarmos bem nas atitudes que tomamos.
"A vida tem quatro sentidos: amar, sofrer, lutar e vencer. Então: AME muito, SOFRA pouco, LUTE bastante e VENÇA sempre!"
Autor: Desconhecido

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 34

"Com as nossas mudanças, mudamos os outros"
Luís Carpinteiro

Olá a todos,
Por vezes, em momentos simples das nossas vidas, se estivermos atentos e disponíveis, se tivermos iniciativa, conseguimos absorver grandes ensinamentos. Foi o que me aconteceu na passada semana, enquanto aguardava uma reunião. Poderia ter simplesmente aguardado, mas decidi ler o que estava escrito naquelas paredes: (Um dos títulos, já por si, deixou-me curioso)

Como mudar o Mundo?

Eis o que conta, de si mesmo O sufi Bayazid:
«Na juventude, eu era um revolucionário e rezava assim: Dai-me energia, ó Deus, para mudar o mundo!».

Mas notei, ao chegar à meia-idade, que metade da vida já passara sem que eu tivesse mudado homem algum.
Então, mudei a minha oração, dizendo a Deus: «Dai-me a graça, Senhor, de transformar os que vivem comigo, dia a dia, como sejam a família e os amigos; e com isto eu já fico satisfeito...».

Agora que sou velho e com os dias contados, percebo bem quanto fui tolo ao rezar assim.
A minha oração, agora, é apenas esta: «Dai-me a graça, Senhor, de me mudar a mim mesmo. Se eu tivesse rezado assim, desde o princípio, não teria esbanjado a minha vida».

Livro: O Canto do Pássaro
Autor: Anthony de Mello

Nota Pessoal: Quando tudo à nossa volta parece que tem de mudar, procuramos soluções nos outros! Esquecemo-nos que, na maioria dos casos, a solução está mais próxima do que imaginamos...

Sugestão: Se queres mudar o Mundo, começa por mudar algo em ti, HOJE.

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 33

Olá a todos,

“De vez em quando, é bom fazer uma pausa na nossa busca da felicidade e simplesmente sermos felizes”.
Guillaume Apollinaire

NÃO SE ESQUEÇA DE SER FELIZ!

Conta-se que, no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo, no Egipto, com o objectivo de visitar um famoso sábio.
O turista ficou surpreendido ao ver que o sábio morava num quartinho muito simples e cheio de livros.
As suas únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco.
- Onde estão os seus móveis? – Perguntou o turista.
E o Sábio, rapidamente, interrogou também:
- E onde estão os seus…?
- Os meus?! – Surpreendeu-se o turista. – Mas eu estou aqui só de passagem!
- Eu também… – concluiu o sábio.

A vida na terra é a penas uma passagem… No entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente e esquecem-se de ser felizes.

Livro: O que aprender com os gansos – 2ª Edição
Autor: Alexandre Rangel

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 32

Olá a todos,

“O Líder do futuro é aquele que transforma ilhas de competências num arquipélago de Excelência”.

Liderança

A Liderança, tal e qual a conhecemos, está com os dias contados. Os velhos e gastos atributos do líder foram concebidos para uma realidade que já não existe. O líder baseado apenas no carisma é uma espécie em extinção.

Pouco importa em qual quadrante o seu estilo de liderança se encaixa. Pare de se violentar. Chega de se sentir engaiolado por modelos que pretendem moldar o seu estilo. Para ser um Líder do Futuro, no trabalho, em casa e no dia-a-dia, não precisa de fingir ou tentar ser aquilo que não é. Relaxe. Seja você mesmo. Isso faz toda a diferença.

O Mundo em que vivemos requer outro modo de liderar, menos idealizado e mais pragmático. Liderança não é um sinónimo de cargo, posição social, dinheiro ou tempo de serviço. Não é preciso ser gerente ou director de uma empresa para ser Líder.

Um Pai de família, um mecânico, uma manicura, um vendedor, um estudante, uma filha adolescente, um engenheiro, um motorista de táxi, uma advogada, um médico, um professor, uma recepcionista – Todos podem ser Líderes. Você também! Comece desde já a pensar como Líder.

Você é o Líder da sua Vida! O importante é que, antes de querer liderar os outros, aprenda a liderar-se a si próprio.

Livro: Você é Líder da sua Vida
Autor: César Souza

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 31

Olá a todos,

COMO TER UMA VIDA MARAVILHOSA

Se uma vida maravilhosa é a soma de todo um conjunto de dias maravilhosos, que podemos fazer para assegurar o máximo possível de dias maravilhosos?

Decide fazer de hoje um dia maravilhoso - ...com muita intenção cria o teu próprio microclima...
Espera que aconteçam coisas maravilhosas - ...Brian Tracy começa todas as manhãs a dizer: "vai acontecer-me hoje uma coisa maravilhosa".
Dá a ti mesmo algo por que ansiar – …sushi hoje, amanhã um bom livro, depois um bom filme, massagem, desporto, etc...
Dá infinita liberdade ao mundo (e a ti mesmo) –...Diz para ti: "Hoje não me apetece aborrecer-me".
Faz coisas maravilhosas –... Coisas que sabem bem e/ou produzem resultados maravilhosos
Passa tempo com pessoas maravilhosas –... Faz a tua lista e avanca já.
Come comida maravilhosa –... Delicia-te.
Lê livros maravilhosos.
Lembra-te de coisas maravilhosas ao fim da tarde –... "Quanto mais olha, mais haverá por descobrir!"
Um dia maravilhoso é um dia cheio de maravilha – maravilha-te com a beleza de uma borboleta, experimenta sentir a Terra a girar por baixo dos teus pés ou olha bem para dentro dos olhos dos teus filhos e maravilha-te com o modo como aqui chegaram.
Divirte-te, aprende muito e lembra-te: sempre que tiveres um dia maravilhoso, há mais um anjo que ganha asas!
Livro: CHEGA AONDE QUISERES
Autor: MICHAEL NEILL
Nota: Vive a vida com simplicidade. O resto irá aparecer naturalmente... UMA SEMANA MARAVILHOSA PARA TI.
Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 30

Olá a todos,

No FYM&BA desta semana - número 30, partilho com vocês um sonho de criança que realizo aos 30 anos. Este, é dedicado a um novo Amigo!!!
Desde sábado que tenho um amigo de 4 patas de nome: "MIND".

Marley como mentor espiritual

"O que eu queria mesmo era dizer como este animal tinha tocado as nossas almas e ensinado algumas das lições mais importantes das nossas vidas... Marley ensinou-me a viver cada dia como uma exuberância e alegria ilimitada, a aproveitar o momento e a seguir o coração. Ensinou-me a apreciar as coisas simples – um passeio na floresta, um nevão fresco, uma sesta numa réstia de luz do Sol numa tarde de Inverno. E quando começou a ficar velho e doente, ensinou-me a ser optimista em face das adversidades. Essencialmente, ensinou-me a importância da amizade e da abnegação e, acima de tudo, da lealdade absoluta." ...

... Seria possível a um cão mostrar aos humanos as coisas realmente importantes na vida? Eu acreditava que sim. Lealdade. Coragem. Devoção. Simplicidade. Alegria. Um cão não tem necessidade nenhuma de carros sofisticados ou de casas sumptuosas ou de roupas da moda. Os símbolos de status não lhe dizem nada. Um pau lambido pelo mar serve na perfeição. Um cão não julga ou outros pela cor da pele, credo religioso ou classe social, mas sim por o que elas têm dentro de si mesmas. Um cão não se interessa em saber se somos ricos ou pobres, educados ou iletrados, burros ou inteligentes. Dêem-lhe o vosso coração que ele dar-vos-á o seu. As coisas são na realidade bastante simples, e no entanto somos nós, os humanos, muito mais sábios e sofisticados, quem sempre teve dificuldade em discernir o que é realmente importante ou não.

"Às vezes era preciso um cão com muito mau hálito, malcomportado e de intenções genuínas para nos ajudar a ver."
Livro: Marley & Eu
Autor: John Grogan
Agradecimento: Obrigado Ana por não teres desistido deste sonho!!! Persistência...

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 29

Olá a todos,

Quando me amei de verdade...

Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato. E então, pude relaxar. Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.

Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades. Hoje sei que isso é... Autenticidade.

Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento. Hoje chamo isso de... Amadurecimento.

Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo. Hoje sei que o nome disso é... Respeito.

Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo. Hoje sei que se chama... Amor-próprio.

Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro. Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo. Hoje sei que isso é... Simplicidade.

Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes. Hoje descobri a... Humildade.

Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece. Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é...Plenitude.

Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada. Tudo isso é... Saber viver!!!

Autor: Charles Chaplin

Sugestão: Esta Semana escreve num papel situações da tua vida que se encaixem nestes 9 ensinamentos! Pensa nisso...

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 28

Olá a todos,

Deixo-vos uma Metáfora que, na minha opinião, representa o grande "poder" da palavra "Não"!

Vida de elefante

Já observaste o elefante no circo? Durante o espectáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunais. Mas, antes de entrar em cena, permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo. A estaca é só um pequeno pedaço de madeira.
E, ainda que a corrente fosse grossa, parece óbvio que ele, capaz de derrubar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir. Que mistério! Por que é que o elefante não foge?
…O elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno. Imagina o pequeno recém-nascido preso: naquele momento, o elefantinho puxou, forçou, tentando soltar-se. E, apesar de todo o esforço, não pôde sair. A estaca era muito pesada para ele. E o elefantinho tentava, tentava e nada. Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino: ficar amarrado na estaca, balançando o corpo de lá para cá, eternamente, esperando a hora de entrar no espectáculo.
Então, aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode. Para que ele consiga quebrar os grilhões é necessário que ocorra algo fora do comum, como um incêndio por exemplo. O medo do fogo faria com que o elefante em desespero quebrasse a corrente e fugisse.
Isso muitas vezes acontece connosco! Vivemos acreditando em muitas coisas!? Que não podemos ter!? Que não podemos ser!? Que não vamos conseguir, simplesmente porque, quando éramos crianças e inexperientes, algo não deu certo ou ouvimos tantos nãos que a corrente da estaca ficou gravada na nossa memória com tanta força que perdemos a criatividade e aceitamos o "sempre foi assim..."
Poderia dizer que o fogo para nós seria: a perda de um emprego, ou algum outro problema ou algo que nos fizesse sair da zona de conforto.
A única maneira de tentar de novo é não ter medo de enfrentar as barreiras, colocar muita coragem no coração e não ter receio de arrebentar as correntes!Não esperes que o teu "circo" pegue fogo para te começares a mexer. Vai em frente!

Autor: recebido via e-mail

Agradecimento: Obrigado Filipa por esta metáfora tão simples e tão poderosa.

Nota Pessoal: Por vezes, entre colegas e amigos, às refeições, fazemos um jogo que consiste em não dizer a palavra "não". Se falharmos, temos que beber um copo de penalty! Jogo simples não é?! Basta não utilizar a palavra não! O problema é que a nossa sociedade e a nossa língua está carregada de negatividade. Em criança ouvimos não a tudo, na escola continuamos a ter o não, mais tarde nos empregos voltamos a ter outros tipos de não. Chegamos a um ponto que simplesmente acreditamos que já não interessa... e sempre foi assim... e no final, a bebedeira é quase certa!!!

Discordo totalmente do que acabei de escrever, apesar da noção da realidade!

Hoje, entendo que depende muito de Nós, ou quase sempre de Nós para melhorarmos tudo à nossa volta. Criatividade, uma atitude positiva, iniciativa no trabalho, nas relações, dar o primeiro passo em conflitos, depende sempre de nós! Quem vive de coração aberto e com muita coragem salta todas as barreiras para ser feliz...
Assim pergunto: Para quê esperar que aconteça algo que venha alterar a nossa vida, se hoje temos TUDO o precisamos para iniciar esse caminho? Arranquem essa estaca.

Sugestão: Esta Semana muda o teu discurso e faz como o Jim Carrey em "YES" e evita dizer "não" aos que estão à tua volta. Diz SIM! À parte do teu objectivo, vai ser divertido! Cuidado com os aproveitadores da situação ; 0)


Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 27

Olá a todos,

Depois de umas férias excelentes, é nossa responsabilidade criar foco nas actividades de maior valor.

O Programa de boa forma mental em sete passos

Há 7 atitudes que podes aprender e praticar todos os dias para te tornares mais positivo, confiante e optimista:

Orientação para o futuro – Cria uma visão para cinco anos. Idealiza, imaginando continuamente o resultado perfeito. Cria uma lista de sonhos. Não cries limitações. Se tivesses tudo ao teu alcance, o que é que querias? Tens que ser sincero e claro contigo. Clareza é essencial. A pergunta "Como?" deve estar sempre presente na tua mente.

Orientação para os objectivos – Esquece os problemas, as críticas negativas e as desculpas. Pensa com papel e caneta na mão e torna os objectivos tangíveis e concretos. Decide-os, escreve-os e especifica-os, torna-os mensuráveis, estabelece datas finais, lista de acções e elabora um plano estratégico, começa imediatamente e faz algo para o teu objectivo todos os dias. Constrói os alicerces das tuas visões.

Orientação para a excelência – Vê a vida como um serviço de "self-service". É necessário levantares-te, colocares-te na fila e servires-te, ou seja, aceitar a responsabilidade. Aprende e pratica coisas novas todos os dias e responde à pergunta: "Qual a aptidão que, quando desenvolvida e aplicada de forma correcta, mais me ajudará na minha carreira?". A boa notícia é que o buffet da vida nunca encerra, 24h aberto! Volta à fila sempre que quiseres... Empenha-te na Excelência.

Orientação para os resultados - Estabelece prioridades para as tarefas mais importantes e responde constantemente às 4 questões seguintes: 1-"Quais são as minhas actividades de maior valor? 2-Quais são as minhas áreas-chave de resultados? 3 – "O que é que eu e só eu posso fazer, que, se for bem feito, será efectivamente um valor acrescentado para a minha empresa/vida"; 4-"Como posso usar o meu tempo de forma mais valiosa?".

Orientação para a solução - Em vez de pensares no que aconteceu e quem é o culpado, pensa no que pode ser feito e como se resolve o problema. Ao falarmos sobre as soluções, tornamo-nos positivos, criativos e optimistas. Faz perguntas do tipo: "Qual é a solução? O que é que sabemos? Qual o próximo passo? Como limitamos o prejuízo? Como evitamos que aconteça novamente? Daqui avançamos para onde? Sê construtivo e concentra-te nas soluções.

Orientação para o crescimento - "A sua vida só melhora quando você melhora". O que posso fazer, hoje, para aumentar o meu valor para a minha empresa, para a minha vida e para mim? Sugestão: "Investe 3% do teu rendimento para o resto da tua vida". O desenvolvimento pessoal compensa... dedica-te a aprender durante toda a vida. Lê, ouve programas de áudio no carro ou no ginásio e assiste a todos os cursos e seminários úteis que conseguires encontrar.

Orientação para a acção - Evita adiar e inicia imediatamente as tuas tarefas-chave, avança rapidamente. Decide hoje desenvolver um sentido de urgência nas tuas prioridades, em tudo aquilo que te traz valor para a tua vida.

Livro: Ponto Focal
Autor Brian Tracy

Agradecimento: Obrigado Carlos pela sugestão deste livro e desta "ferramenta" para a vida.


Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 26

Olá a todos,

A semana passada tivemos um dia muito especial! O dia do Pai! Assim, dedico esta letra de Cat Stevens, ao meu Pai e, a todos vocês que já enfrentam um dos grandes desafios da vida...

Father & Son

Father
Its not time to make a change,
Just relax, take it easy.
Youre still young, thats your fault,
Theres so much you have to know.
Find a girl, settle down,
If you want you can marry.
Look at me, I am old, but Im happy.
I was once like you are now,
and I know that its not easy,
To be calm when youve found something going on.
But take your time, think a lot,
Why, think of everything youve got.
For you will still be here tomorrow,
but your dreams may not.

Son
How can I try to explain,
when I do he turns away again.
Its always been the same, same old story.
From the moment I could talk
I was ordered to listen.
Now theres a way and I know that I have to go away.
I know I have to go.

Father
Its not time to make a change,
Just sit down, take it slowly.
Youre still young, thats your fault,
Theres so much you have to go through.
Find a girl, settle down,
If you want you can marry.
Look at me, I am old, but Im happy.
(son-- away away away, I know I have toMake this decision alone - no)

Son
All the times that I cried,
keeping all the things I knew inside,
Its hard, but its harder to ignore it.
If they were right, Id agree,
but its them you know not me.
Now theres a way and I know that I have to go away.
I know I have to go.
(father-- stay stay stay, why must you go andMake this decision alone?)

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 25

Olá a todos,

Já se deram conta que Hoje, todos procuramos a FELICIDADE? Será que estamos a fazer bem as coisas?

Deixo-vos uma passagem de um livro que serve para reflexão sobre o objectivo pessoal mais desejado neste planeta.

Pergunta: "Serei feliz quando tiver o que quero?...

... De facto, muitas vezes as pessoas estão dispostas a passar por grandes dificuldades no caminho para o êxito porque sabem que há um pote de ouro no fim do seu arco-íris - e planeiam usar esse pote de ouro para comprar as sensações de felicidade e satisfação que realmente querem.

Então: Serei feliz quando....?
tiver dinheiro suficiente.
tiver uma relação amorosa.
arranjar um emprego melhor.
o meu patrão, colega, amigo deixar de ser parvo.
Seja o que for que puser entre si e ser feliz, neste preciso momento, é um subproduto do mito da felicidade: a ideia de que, quando finalmente organizar a sua vida exterior, a sua vida interior cuidará de si mesma.

Mas a verdade que está para além do mito é simples e, no entanto, profunda:

Resposta: Se está a fazer coisas para ser feliz, está a fazê-las pela ordem errada!"

Quando faz da felicidade a sua prioridade número um e se permite seguir a sua "busca de felicidade", o êxito não só é mais provável, mas também mais divertido de atingir.

"O êxito não é a chave da felicidade. A felicidade é a chave do êxito. Se gosta do que faz, terá êxito. "
Albert Schweitzer

Livro: Chega aonde quiseres
Autor: Michael Neill

Nota Pessoal: Algumas das minhas notas pessoais sugerem corrermos atrás dos nossos sonhos. Para sermos felizes, penso que a primeira resposta a encontrarmos é tão simples como: Afinal o que é que me faz mesmo, mesmo FELIZ? Se acham a resposta fácil, então os meus parabéns. Eu tive alguma dificuldade em responder durante algum tempo...

Sugestão: Se as minha decisões de há 5 ou 10 anos atrás me colocaram AQUI, o que devo fazer Hoje para ser feliz HOJE...

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 24

Olá a todos,

"Todos os Homens sonham, mas nem todos da mesma maneira. Os que sonham de noite, nos sótãos poeirentos das suas mentes, acordam pensando que foi tudo vaidade. Mas os sonhadores de dia são perigosos, porque podem pôr os seus sonhos em acção com olhos abertos, e fazer com que as coisas aconteçam."

T.E.Lawrence

Sugestão: Esta semana liberte algum tempo para sonhar acordado...

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

domingo, 13 de setembro de 2009

Free Your Mind... Be Alive! 23

Olá a todos,

Hoje partilho, novamente, parte de um artigo que li, e que acho que vos pode ajudar no vosso dia-a-dia:

Quanto tempo temos?

Em 16 passos saiba como pode dar mais tempo ao seu tempo: (artigo completo com os 16 passos em anexo)

1º Passo - Plano de Ataque - Comece por responder, escrevendo, a algumas perguntas:
a) O que faria se tivesse mais tempo?
b) O que ganharia se tivesse tempo para fazer tudo o que quero?
c) O que uma agenda organizada e bem equilibrada me poderá trazer?
d) Como seria a minha semana ideal?
e) Quais as áreas da minha vida onde gostaria de criar mais tempo?
f) O que me impede de ter tempo para o que é importante para mim?

16º Passo - Sugestão de divisão do dia – Um dia tem 24 horas. 8 São para dormir, 8 são para trabalhar e as restante 8 para lazer.
(deverá ter atenção à sua flexibilidade consoante as suas prioridades)

Das 8 horas de Lazer eis um exemplo de como as pode gerir:
Uma hora para reflexão: Sonhos e objectivos e como alcança-los; Reflexão sobre si mesmo e como ser uma pessoa melhor; Como melhorar os seus relacionamentos.
Uma hora para auto-aperfeiçoamento: Ler, estudar, adquirir mais conhecimentos nas áreas que mais gosta.
Uma hora para contactos: manter contactos com amigos e familiares e reforçar novos conhecimentos.
Duas horas para trabalho extra: se quiser dedicar mais à sua carreira ou a algum projecto paralelo.
Três horas: Relaxamento, exercício físico, lazer...
Autor: Carla Novo – revista Happy

Nota Pessoal: Quando queremos muito... o tempo aparece!

Esta semana pense como tem gerido o seu tempo e faça algo que esteja a ficar para traz...

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 22

Olá a todos,

Hoje partilho com vocês parte de um artigo que li, e com o qual penso que muitos de vós se vão identificar...

A arte do aqui e agora

"Já todos nós tivemos provavelmente a experiência de conduzir ao longo de uma auto-estrada e de repente tomarmos consciência de que não temos nenhuma memória do que se passou nos últimos 15 minutos. Até talvez tivéssemos passado pela saída que procurávamos. Ficamos estupefactos: estávamos noutro sítio qualquer e é como se subitamente acordássemos em cima de quatro rodas. Ou talvez isto aconteça quando estamos a ler um livro: "acabei de ler esta página, mas não tenho a menor ideia do que estava lá escrito."

Estes momentos em "piloto automático", são o que Ellen Langer, investigadora em Harvard, qualifica de "desatenção plena" - períodos em que estamos tão perdidos nos nossos pensamentos que nem temos a menor consciência do momento presente. Resultado: a vida passa sem a registarmos.

Diz Langer: "Assim que admitimos que na realidade não conhecemos as coisas que sempre tivemos garantidas, saímos de casa de forma diferente. Torna-se uma aventura reparar em tudo – e quanto mais reparamos, mais coisas novas conseguimos ver." E mais excitação sentimos.

... A melhor maneira de evitar estes momentos de blackout é desenvolver o hábito de estar sempre a reparar em coisas novas seja qual for a situação em que nos encontremos... Repararmos em coisas novas põe-nos automaticamente aqui e agora.”

Notíciasmagazine - 11.Jan.2009


Nota Pessoal: Preocupamo-nos demasiado com o passado e com o futuro e continuamos a esquecermo-nos de VIVER o Presente - O Aqui e Agora -
Como dizia Mark Twain, "Soube de imensos problemas, mas a maioria deles nunca aconteceu".

Sugestão: Esta semana quando estiveres perdido nos teus pensamentos concentra-te na tua respiração. Aí, saberás que estás num momento presente...


Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 21

"Brick Walls are there for a reason: they let us prove how badly we want things."

"Os muros de tijolo estão lá por um motivo: eles existem para que possamos provar a nós mesmos o quanto queremos as coisas,"

Randy Pausch - A última aula


Nota Pessoal: Uma lição para a vida, que podem encontrar em livro ou no Youtube.
Barreiras aos nossos sonhos e objectivos vão sempre existir... como ultrapassa-las?! Depende do nosso empenho e dedicação.

Esta semana salta mais um muro e conquista mais um sonho...

---

Free Your Mind nº20: Solução dos enigmas em anexo. Parabéns a todos o que conseguiram.

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 20

"Encontrar êxito interior é a melhor, a mais fácil e, de facto, a única maneira de conseguir gozar tudo o resto na vida."
Spencer Johnson

Caríssimos, hoje, além da partilha desta interessante citação, vou desafiar-vos para 2 Enigmas: Boa Sorte!
Enigma 1: Como pode isto acontecer?
Antes de ontem minha sobrinha tinha 9 anos. Próximo ano ela vai fazer 12.
Enigma 2: Qual o número total de sacos que o Jorge deve de transportar?
Jorge precisa de transportar sacos. Para efectuar esta operação ele vai utilizar burros. Se ele transportar 2 sacos em cada burro, sobram 13 sacos. Se ele transportar 3 sacos em cada burro, ficam 3 burros sem sacos.

Nota Pessoal:
Diz SIM ao máximo de desafios que a Vida te tem para oferecer!
Nunca desistas... Esforça-te por ser melhor todos os dias.
Nunca terás todas as respostas... Mas irás crescer muito enquanto as procuras.
Faz perguntas das quais não sabes a resposta! Mesmo que essas pareçam ridículas!

e muito Importante - Quando discutires com alguém, quando argumentares com alguém, nunca te esqueças que o objectivo é convencer a outra pessoa e não a ti mesmo. Fala para os outros e não para ti. São os outros que tem que te ouvir... são os Outros que tem de te entender.

Uma semana FABULOSA e repleta de DESAFIOS!

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 19

"É necessário estar ligeiramente subaproveitado para fazer alguma coisa significativa."
James Watson

Olá,

Compreender em vez de julgar!

Um Sujeito estava colocando flores no túmulo de um parente, quando vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado.
Ele vira-se para o chinês e pergunta:
- Desculpe, mas o senhor acha mesmo que o defunto virá comer o arroz?
E o chinês respondeu:
- Sim, quando o seu vier cheirar as flores!!!

"Respeitar as opções do outro, em qualquer aspecto, é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter. As pessoas são diferentes, agem diferente e pensam diferente.
Nunca Julgue. Apenas Compreenda!"

Autor: Desconhecido

Nota Pessoal: Faz sentido julgarmos sem compreender? Não. Mas fazemo-lo?! Parece-me que sim. Porquê?!

Na minha opinião, partimos de pressupostos mentais que definem a nossa inteligência como invencível, o nosso EGO diz-nos que não estamos errados. Filtramos numa mensagem o que nos conforta, o que nos é familiar e tentamos eliminar o desconhecido. Conseguimos juntar todas as peças para formar o nosso "Puzzle".
Tudo o resto é estranho, diferente e duvidoso, e por isso, torna-se um "alvo a abater".
No entanto, não te esqueças que tens dois ouvidos e uma boca! Porque será? Antes de julgar, esforça-te por ouvir, com os dois ouvidos, pensa, tenta compreender, e depois, em vez de julgar, faz perguntas!!! Já agora, não te esqueças que também tens uns olhinhos. (dois olhinhos!)

Agradecimento: A um grande amigo. Um exemplo do que é um Tesouro. Obrigado Rochinha pela partilha desta mensagem.

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 18

Olá,

Onde a nossa sociedade "deposita velhos", muitas são as histórias que se podem encontrar!

Hoje partilho com vocês um Poema que li quando visitava um Lar de 3ª Idade. Talvez fizesse mais sentido ter encontrado este poema numa escola ou numa universidade! Esses ainda têm tempo...

Morre lentamente
Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajectos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os “is” em detrimento de um redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo.
Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante.
Morre lentamente, quem abandona um projecto antes de iniciá-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.
Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples facto de respirar. Somente a perseverança fará com que conquistemos um estágio esplêndido de felicidade.

Autor: Pablo Neruda ou Martha Medeiros (Segundo esta notícia a autoria é duvidosa http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,falso-poema-atribuido-a-neruda-e-da-brasileira-martha-medeiros,306181,0.htm)

Nota Pessoal: Não te deixes morrer ... Arrisca hoje! Vive Agora!

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 17

Olá,

Numa sociedade ainda muito materialista, deixo-vos algumas passagens de um livro muito actual, que ajuda a explicar a importância da consciência da Impermanência das coisas e o não-apego às mesmas.

Segundo uma antiga história sufista, havia um rei de um território do Médio Oriente que estava permanentemente dividido entre a felicidade e o desânimo. A mínima coisa provocava nele uma enorme perturbação ou uma reacção intensa, e a sua felicidade rapidamente se transformava em decepção e desespero. A uma dada altura, o rei ficou farto de si próprio e da vida, e começou a procurar uma saída. Mandou chamar um sábio (...)
(...) o rei disse-lhe: "Quero ser como tu. Podes dar-me alguma coisa que traga equilíbrio, serenidade e sabedoria à minha vida? (...)
(...) Algumas semanas mais tarde, o sábio voltou e deu ao rei uma caixa ornamentada esculpida em jade. O rei abriu a caixa e encontrou um singelo anel de ouro no seu interior. O qual tinha uma inscrição. Esta dizia: Também isto irá passar. "O que quer isto dizer?", perguntou o rei. O sábio respondeu: "Use sempre este anel. Aconteça o que acontecer, antes de dizer se é bom ou mau, toque no anel e leia a inscrição. Desta forma estará sempre em paz."

(..) Também isto irá passar. O que existe nestas simples palavras que as torna tão poderosas? (...) As palavras inscritas no anel não nos dizem que não devemos desfrutar das coisas boas da nossa vida, nem se destinam a dar conforto em alturas de sofrimento. Elas têm um propósito maior: tornar-nos conscientes da efemeridade de todas as situações, que se deve ao carácter transitório de todas as formas, sejam elas boas ou más. Ao tomarmos consciência da transitoriedade de todas as formas, o nosso apego a elas diminui e deixamos em certa medida de nos identificar com elas. Desapegarmo-nos não significa que não podemos usufruir das cosias boas que o mundo tem para oferecer. Na realidade, passamos a gozá-las mais. Quando vemos e aceitamos a transitoriedade de todas as coisas e a inevitabilidade da mudança, podemos desfrutar dos prazeres do mundo enquanto eles duram, sem que o medo da perda ou a ansiedade em relação ao futuro se apoderem de nós.

O mundo não nos pode dar estas coisas (tudo o que queremos) e, quando deixamos de ter expectativas, todo o sofrimento criado por nós chega ao fim. Todo este sofrimento deve-se a uma sobrevalorização da forma e a uma inconsciência da dimensão do espaço interior. Quando esta dimensão está presente na nossa vida, podemos desfrutar das coisas, das experiências e dos prazeres dos Sentidos sem nos perdermos neles, sem um apego interior a eles, ou seja, sem nos viciarmos no mundo

Livro: Um Novo Mundo - Despertar para a essência da Vida - Eckhart Tolle

Nota Pessoal: Vive o momento presente com intensidade mas nunca esqueças: quer seja uma situação boa ou menos boa, qualquer uma delas irá passar. Aproveita-a para cresceres. E muito importante, cuidado com as expectativas que crias sobre coisas, situações e principalmente, sobre pessoas. Pensa nisto!

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 16

Olá,

FAÇA COM QUE AS COISA ACONTEÇAM!

Uma vez um homem aproximou-se de um sábio e disse:
- Sei exactamente qual o objectivo da vida. Sei o que Deus pede ao Homem e conheço a melhor maneira de O servir. Mas mesmo assim, sou incapaz de fazer aquilo tudo o que devia fazer, para cumprir esses desígnios.
Depois de um longo silêncio, o sábio, finalmente, comentou:
- Você sabe que existe uma cidade do outro lado do oceano, mas ainda não encontrou o navio, não pôs a sua bagagem a bordo, nem atravessou o mar. Porque ficar a comentar como é a cidade, ou como devemos caminhar pelas suas ruas? Saber o objectivo da vida, ou conhecer a melhor maneira de servir ao Senhor, não basta. Ponha em prática o que está a pensar e o caminho mostrar-se-á por si mesmo.

Se é daquelas pessoas que só planeia, mas não realiza, pare de tanto planear. Pode especular sobre todos os seus planos e imaginar toda a espécie de coisas maravilhosas, mas é a acção que tornará tudo isso possível. Arregace as mangas e comece a agir, só assim saberá o que é capaz de conquistar. E sabendo isso, com absoluta certeza, fará com que as coisas aconteçam.

Livro: O que podemos aprender com os gansos - Alexandre Rangel- 2ªEdição

Nota Pessoal: Sem dúvida que me revejo nestas palavras. Sem dúvida que, em muitos momentos da minha vida, planeie e não agi, pensei e não decidi. Sinceramente, talvez ainda hoje o faça! Porém, hoje, tenho incutida em mim a expressão "fazer acontecer" e, muitos dos meus projectos e das minhas ideias, estão hoje a ser concretizadas. O que mudou?! Talvez a minha atitude, talvez a minha Visão, talvez a percepção do que realmente é Importante!
Hoje, talvez ouça mais o coração do que a razão! Este projecto, apesar de todas as críticas, é um exemplo de acção e do "fazer aconteçer".

Agradecimento: A todos vocês que tem partilhado e-mails que me fazem pensar... Obrigado.

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 15

Olá,

Cuidado para não abortar Grandes Ideias

Numa faculdade de medicina, um professor propôs aos seus alunos a seguinte situação:
- Baseados nas circunstâncias que vou enumerar, que conselho dariam a esta senhora grávida do quinto filho?
O marido sofre de sífilis e ela de tuberculose. O seu primeiro filho nasceu cego e o segundo morreu. O terceiro nasceu surdo. O quarto é tuberculoso e ela está a pensar seriamente em abortar a quinta gravidez. Que caminho a aconselhariam a tomar? (pensa antes de continuar)

Com base nestes factos, a maioria dos alunos concordou que o aborto seria a melhor saída para ela. O professor disse então, aos alunos:
- Aqueles que disseram sim à ideia do aborto, saibam que acabaram de matar o grande compositor Ludwing Von Beethoven.

Na empresa, grandes projectos, excelentes ideias, são às vezes "abortadas", assim que as pessoas envolvidas se vêem perante situações difíceis. Tudo, para ser bem feito, leva tempo e exige perseverança, tenacidade e entusiasmo.

Livro: O que podemos aprender com os gansos - Alexandre Rangel

Nota: Assim como assim, nem só nas empresas acontecem estas decisões.

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara" - Livro dos conselhos em, "Cegueira" José Saramago

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 14

Olá,

Com a certeza que todos temos objectivos que são transversais, partilho com vocês algumas das estratégias a implementar já no próximo ano de 2009:

ESTRATÉGIAS MENTAIS (O que podes fazer de dentro para fora)

1.Pensa sempre, de forma positiva. Toda vez que um pensamento negativo vier à tua cabeça, troca-o por outro! Para isso, é preciso muita disciplina mental. Tu não adquires isso do dia para a noite; assim como um “atleta”, treina muito.

2.Não tenhas medo de nada e ninguém. O medo é uma das maiores causas de nossas perturbações interiores. Tem fé em ti mesmo. Sentir medo é acreditar que os outros são poderosos. Não dês poder ao próximo.

3. Não te queixes. Quando reclamas, tal qual um íman, atrais para ti toda a carga negativa das tuas próprias palavras. A maioria das coisas que acabam dando errado, começam a se materializar quando nos lamentamos.

4. Risca a palavra “culpa” do teu dicionário. Não te permitas a esta sensação, pois quando nos punimos, abrimos nossa retaguarda para espíritos opressores e agressores, que vibram com nossa melancolia. Ignora-os.

5. Não deixes que interferências externas tumultuem o teu quotidiano. Livra-te de fofocas, comentários maldosos e gente deprimida. Isto é contagioso. Sê prestativo com quem presta. Sintoniza-te com gente positiva e alto astral.

6. Não te aborreças com facilidade e nem dês importância às pequenas coisas. Quando nos irritamos, envenenamos nosso corpo e a nossa mente.
Procura conviver com serenidade e quando tiveres vontade de explodir, conta até dez.

7. Vive o presente. O ansioso vive no futuro. O rancoroso, vive no passado. Aproveita o aqui e agora. Nada se repete, tudo passa. Faz o teu dia valer a pena. Não percas tempo com melindres e preocupações, pois só trazem doenças.

ESTRATÉGIAS MENTAIS (O que podes fazer de fora para dentro)

1. A água purifica. Sempre que puderes vai à praia ou ao rio. Em casa, no banho, em baixo do chuveiro, de olhos fechados, imagina o teu cansaço físico e mental e que toda a carga negativa está indo embora por água abaixo.

2. Anda descalço quando puderes, na terra de preferência. Em casa, depois de um longo dia de trabalho, massaja os pés com um creme. Escalda-os em água morna. Acrescenta um pouco de sal para te descarregar.

3. Mantêm contacto com a Natureza; tem em casa um vaso de plantas pelo menos. Cuida dele com carinho. O amor que dedicamos às plantas e animais acalma o ser humano e funciona como relaxante natural.

4. Ouve músicas que te façam cantar e dançar. Seja qual for o teu estilo preferido, a vibração de uma canção tem o poder de nos fazer sentir vivos, aflorando a nossa emoção e abrindo o nosso canal com alegria.

Não deixes que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Liberta-te!!!

Sempre que puderes livra-te da rotina e faz-te à estrada, nem que seja por um único dia. Conhece novos lugares e novas pessoas. Vive a Vida!!!

Gasta mais horas realizando do que sonhando, fazendo que planeando, vivendo que esperando, porque:
“Embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.”

Nota Pessoal:
Um ANO de 2009 repleto de novas Estratégias e muita Confiança!

Agradecimento: Obrigado Susana por teres partilhado esta estratégia


Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 13

Olá a todos,

Aproveito esta oportunidade para desejar a todos vocês, que continuam a pertencer à minha "tertúlia", um Natal muito Feliz, com muita Saúde, Amizade e muita Gratidão. Que este Natal, o Pai Natal não vos "encha" o sapatinho mas sim o CORAÇÃO.

----

Em Abril, Maya Angelou foi entrevistada pela Oprah no seu 70º aniversário. Oprah perguntou-lhe o que pensava sobre o envelhecimento. E ali, na televisão, ela respondeu que era "excitante". Relativamente às alterações corporais, disse que eram muitas e que ocorriam todos os dias... como os seus seios. Parecia-lhe estarem numa corrida para descobrirem qual deles chegaria primeiro à cintura. A audiência riu tanto que até chorou. Ela é uma mulher tão simples e honesta, com tanta sabedoria nas palavras!

Maya Angelou disse: "Aprendi que apesar do que quer que aconteça, e do quanto pareça mau, a vida continua e será melhor amanhã."

"Aprendi que se pode conhecer bastante bem uma pessoa a partir da forma como ele ou ela reage em três situações: num dia de chuva, com bagagem perdida e na forma como desembaraça as luzes de Natal."
"Aprendi que independentemente da forma como te relacionas com os teu parentes, vais sentir a falta deles quando saírem da tua vida."
"Aprendi que "fazer pela vida" não é o mesmo que "fazer uma vida"."
"Aprendi que a vida às vezes dá-te uma segunda oportunidade."
"Aprendi que não deves viver a vida com uma luva de "apanhador" em cada mão, deves ter a possibilidade de poder atirar (devolver) alguma coisa."
"Aprendi que sempre que decido alguma coisa de coração aberto, normalmente tomo a decisão acertada."
"Aprendi que, mesmo quando tenho dores, não tenho que ser uma dor."
"Aprendi que todos os dias devemos tentar tocar alguém. As pessoas adoram um abraço quente ou uma simples pancadinha nas costas."
"Aprendi que ainda tenho muito para aprender."
"Aprendi que as pessoas esquecerão o que disseste, esquecerão o que fizeste, mas nunca esquecerão o que lhes fizeste sentir."


Nota pessoal: Pensa nisto e aprende com as histórias que vais conhecendo ao longo da vida. As experiências de outros, são para nós ensinamentos futuros de grande importância, basta para isso arranjar "olhos para ver" deixando para trás os "olhos que só sabem olhar"... A vida é simples e, se conhecermos alguém que já passou pelos caminhos que vamos percorrer porque não estar atento!?

Agradecimento: Obrigado Adriana por teres partilhado esta história.


Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 12

Olá a todos,

E se tivesse de voltar a criar o seu Filho?

Um dia quando ia treinar para o ginásio, ao entrar, comecei a ler frases que se espalhavam pelo clube! Depois de as ler, pensei que seriam bastante interessantes para todos nós que lidamos com crianças! Desloquei-me ao balcão e solicitei estas frases e o seu autor. Atenciosamente o meu pedido foi aceite.

"Se tivesse de voltar a criar o meu filho
pintava mais com os dedos e não os usava para apontar,
corrigia menos e estabelecia mais ligações,
tirava os olhos do relógio e usava-os para observar,
preocupava-me em saber menos e saberia amar mais,
dava mais passeios e brincava mais com papagaios de papel,
deixava de armar ao sério e brincava mais a sério,
corria mais pelos campos e observava mais as estrelas,
abraçava mais e afastava menos,
seria firme menos vezes e afirmava mais,
aumentava primeiro a auto-estima e só depois a casa,
ensinava menos o amor do poder e mais o poder do amor."

Diana Loomans

Nota Pessoal: Apesar do meu projecto de ser Pai ainda não se ter realizado, a educação de uma criança é um tema que me fascina. Hoje, é simples para mim perceber que, não existe a "educação correcta" mas sim a "educação possível". Mas se é a possível, então depende de nós?! Certo? O desenvolvimento de uma criança em minha opinião está associada directamente ao tempo que um Adulto, seja o Pai, Mãe, Avós, Tios, Amigos ou Professores, tem disponível para cada uma delas... pois temos as perguntas, temos as actividades, temos as birras, os trabalhos de casa, temos os problemas de saúde, temos os amigos e temos personalidades, por vezes bastante fortes, ou seja, temos desafios.

Perante esses desafios, se nos empenharmos, chegaremos ao outro lado, aquilo que vamos receber por ter aceite o desafio: um sorriso, um beijo, muita alegria, o seu desenvolvimento/crescimento e muitos ensinamentos e, acima de tudo, recebemos de uma criança algo que é difícil encontrar em adultos, a transparência do seu coração. (com tudo o que essa transparência nos traz)

Agradecimento:
Obrigado à Liliana por ter tido a amabilidade de partilhar este poema.

Esta semana trata da criança que há em ti...

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 11

Olá a todos,

Vale a pena criticar

"... As ideias que se propagam, vencem.

... Do que as pessoas têm medo não é de falhar. É da Culpa. Das críticas. Preferimos não ser brilhantes porque temos medo das críticas. Hesitamos... em lançar novas iniciativas... em conceber... em fazer discursos arrujados... lá no fundo, temos medo que alguém deteste e nos chame à responsabilidade.
" essa é a maior estupidez que já ouvi!" "Que desperdício de dinheiro." "Quem é o responsável por isto?". Às vezes as críticas nem precisam de ser tão obvias. O medo de ouvir qualquer coisa... é um dissuasor poderoso...

As críticas construtivas são um instrumento fabuloso. Se um crítico disser "não gosto", ou "que desilusão", não está a fazer bem nenhum a ninguém. Muito pelo contrário. Está a usar o poder dele para ferir, sem dar qualquer dica que possa ajudar as pessoas a fazerem melhor da próxima vez. Pior, não fornece às pessoas nenhuma informação em que se possam basear para tomarem uma decisão por elas próprias. E não é só isso, ao recusar-se a revelar em que se baseia para fazer a sua análise, o crítico está a ser cobarde, porque não há hipótese de pôr em causa a opinião dele."

... a Honra que é receber uma crítica, qualquer que ela seja. ... Os produtos e serviços que são falados são os que valem a pena ser comentados."

Livro: TRIBOS - Seth Godin

Nota Pessoal: A crítica fácil está instalada na nossa sociedade, na nossa mente e nas nossas acções. Quando temos a "oportunidade" de avaliar, de dar o nosso contributo, a nossa opinião, seja esta solicitada ou por iniciativa própria, devemos ter o cuidado para não utilizar a "crítica castradora".
Na história, muitas são as ideias, os projectos, os negócios, que ficaram por terra, por terem em certo momento, a infelicidade de conhecer a "crítica castradora".
O que tenho desenvolvido, como contributo para mim e para os outros, é a forma como olho para todas as situações, sempre de várias perspectivas.
Início as minhas críticas fazendo perguntas, procurando montar o cenário real, não o meu, mas o cenário e os objectivos reais de quem será criticado. Só depois teço as minhas considerações. Caso contrário, poderia avaliar algo de uma forma deturpada da realidade. Depois, é desmontar... e nunca castrar.
Mas cuidado, porque a "crítica castradora" existe, acredita sempre em ti e no teu potencial e escolhe bem os teus críticos, se for possível...

Como dizia o "Outro": Mal ou Bem, é preciso é ser falado!

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 10

Olá,

Hoje partilho contigo uma mensagem sobre o verdadeiro AMOR, que dedico aos meus queridos Pais.

"Amar é estar feliz com - sem condições, sem juízos de valor, sem expectativas."
Barry Neil Kaufman

Nota Pessoal: Esquecendo o Amor entre Pais e Filhos, quem chegar a este nível de Superação, será alguém com total confiança no seu equilíbrio interior.

Desejo-te uma semana com muito Amor.


Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 9

Olá,

Imagina um papel no chão, no corredor do teu local de trabalho... o que fazes?! Qual a opção que tomarias?

1 - Passas, olhas e segues o teu caminho rapidamente pensando: - vamos ver se alguém apanha este lixo!
2 - Passas, olhas e apanhas esse papel.
3 - Passas, olhas e reparas que aquele papel era teu, mas mesmo assim segues o teu caminho, provavelmente virá a senhora da limpeza mais tarde!

Qualquer uma destas situações são possíveis, certo?

Pensa agora no "Papel" como um "Problema" por resolver, seja este profissional ou pessoal. E seguindo as tuas opções...

1- Tu fazes parte do Problema
2 - Tu fazes parte da Solução
3 - Tu és o Problema

O que farás a seguir?

História contada pela empresa: Becoach - http://www.becoach.pt/ (com adaptações pessoais)


Nota Pessoal: São histórias simples como esta que demonstram a complexidade das nossas mentes. Raramente agimos por impulso, raramente decidimos com o coração, raramente aceitamos as nossas emoções e retraímos o que é simples! Pensamos sempre qual a melhor decisão, qual a decisão que combina com a minha imagem, qual a decisão que será aceite por todos! Desta forma, deixamos de ser genuínos, perdemos unicidade, perdemos integridade, perdemos confiança, perdemos..., e voltamos a perder... mas também ganhamos, ganhamos uma máscara!

Solta-te da tua Máscara na próxima semana e mostra-te... sê Feliz!

Uma semana brilhante para ti!

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 8

Olá a todos,

"É melhor deixar a nossa vida falar por nós do que as palavras"
Mahatma Gandhi

DESAFIO:
Não é uma tarefa fácil! Faz uma reflexão tentando responder à pergunta seguinte. Caso aches interessante, partilha a resposta comigo e partilharei a minha contigo.

- Se a minha vida fosse a minha mensagem, que mensagem seria?

Nota Pessoal:
A minha educação e experiência de vida continua a fazer-me acreditar em pessoas, indivíduos de todos os tipos, diferentes personalidades, de todas as áreas, de todos os estratos sociais e de todas as cores. Não digo que por vezes não tenha ideias pré-concebidas sobre alguns indivíduos, mas esforço-me todos os dias para as certificar. O caminho mais fácil seria aceitar rótulos e eliminar pessoas da minha rede. Eu escolho a forma mais difícil, e entendo que todos somos diferentes mas com objectivos muito iguais... E fico feliz por saber que estou na rede de muitas PESSOAS. Obrigado.

"A amizade nasce no momento em que uma pessoa diz à outra: "O quê, também tu? Pensei que era só eu."
C. S. Lewis

"Não destruo o meu inimigo quando faço dele meu amigo?"
Abraham Lincoln

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 7

Olá a todos,

Cultiva a tua Diferença

"Não és um Homem normal. Isso te é uma inferioridade (ou uma superioridade?). Como em tudo o que é diferente. Cultiva a tua diferença. Mas uma diferença pode ser negativa. Esse o teu drama. Porque a tua diferença vai além e fica aquém dos outros. Tu querias ser os outros no em que lhes és inferior e ser diferente no em que lhe és superior. Mas toda a superioridade se paga. Paga e não bufes."

Virgílio Ferreira, in Conta-Corrente1

Nota pessoal:
Nos dias de Hoje é difícil ser diferente. É difícil ter coragem para fazer diferente e esperar resultados diferentes. Estamos mecanizados, orientados e limitados, numa sociedade ávida da crítica negativa. Esperamos sempre o pior, como se essa fosse a nossa defesa futura. Se algo de errado acontece, pelo menos ficamos contentes por pensar que "Eu já sabia...!"
Esquecemos os Sonhos com medo de arriscar e mais tarde deixamos de sonhar... então, caímos no ciclo e pensamos: se eu tivesse arriscado!?

Quando decidi criar este projecto, decidi ser diferente , e mentalmente sabia que à medida que a critica negativa fosse substituída pela positiva, a minha realização seria transcendente. Hoje, no 7º e-mail que vos envio, partilho com vocês que vale a pena ser diferente!
Eu vou continuar a sonhar. E vocês?

Não te inibas! Cultiva a tua diferença... As pessoas diferentes são pessoas mais interessantes.

Agora responde, pensando para ti, a esta pergunta: O que tenho de diferente (positivo) da maioria das pessoas?

---------------------------

Hoje quero ainda partilhar com vocês algo que poderão usar para dinamizar a vossa vida social:



Comprei o livro "lifecooler".
E o que é este livro? É um livro de descontos.
Custa 28€ e tem mais de 6.000€ em descontos em Restaurantes, Hotéis, Experiências, Bares e Cinema, até Outubro de 2009 e em todo o País.
Eu comprei-o no Jumbo do Alegro mas sei que existe em outros pontos de venda.
Se estiverem interessados passem no site http://www.lifecooler.pt/ e tirem as vossas conclusões


Nota: Este livro parece-me interessante para todos aqueles que já tem ou querem ter uma vida social mais activa, para os outros fica o aviso que é um apelo ao consumo. Aqueles que optarem por comprar, fico a aguardar convites para jantar, actividades radicais e ou umas mini-férias!!!

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 6

Olá a todos,

todas as mensagens que vos deixo semana após semana tem diversos significados e múltiplos ensinamentos. Cabe a vocês a reflexão e criatividade para olhar para essas mensagens de várias perspectivas, conseguindo assim, maximizar todo o poder do seu conteúdo.

"Um casal tomava café no dia das suas bodas de ouro. A mulher pôs manteiga na côdea do pão e deu-a ao marido, ficando com o miolo para si. E pensou: "Sempre quis comer a melhor parte do pão, mas amo demais o meu marido e, nestes cinquenta anos, sempre lhe dei o miolo. Mas hoje quis satisfazer o meu desejo. Acho justo que coma o miolo, pelo menos uma vez na vida."
Para sua imediata surpresa, o rosto do marido abriu-se num sorriso sem fim, e disse-lhe:
- Muito obrigado por este presente, meu amor. Durante cinquenta anos, sempre desejei comer côdea do pão, mas como sempre gostaste tanto dela, jamais ousei pedir-ta!

Esta história, de autoria desconhecida, ilustra, quanto a mim, o maior problema das empresas: a falta de comunicação entre sectores. Questões que poderiam ser resolvidas rapidamente, muitas vezes agravam-se, ao ponto de causar rupturas nas relações pessoais. Quando o caldo se entorna e se analisam as causas, o que se constata é a completa falta de comunicação, em relação às reais necessidades e expectativas criadas por ambas as partes.
Por isso digo sempre que as três coisas mais importantes para melhorar a qualidade e a produtividade numa empresa são: em primeiro lugar, a comunicação; em segundo, a comunicação; e, em terceiro, a comunicação."

Livro: O que podemos aprender com os gansos - Alexandre Rangel

Nota pessoal:
Esta história simples alerta-nos para um dos principais problemas nas relações humanas. A falta de comunicação. Esta, cria em muitas situações, pessoais e profissionais, mal entendidos, dúvidas e muitos problemas. Hoje, perante um problema, procuro o máximo de informação, o máximo de peças para o "meu puzzle", o máximo de esclarecimentos, o máximo de perspectivas, o máximo de visões e opiniões, com o objectivo final de o conseguir desmontar. Em última análise, serei sempre eu a decidir, mas comunicar com outros faz-nos crescer, faz-nos acima de tudo, aprender.
Assim, revê os teus pressupostos e ideias pré-concebidas, mantêm a mente aberta e só assim conseguirás captar o poder das mensagens.
Quando comunicas algo, usa um discurso claro, calmo, mas emotivo. Dá exemplos. (desbloqueia a tua e as outras mentes)

Adapta-te aos outros e serás melhor recebido!

Podes ter a melhor mensagem do Mundo, mas se essa não chegar ao receptor na sua plenitude, será só mais uma! Esforça-te.


Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 5

Olá a todos,

Hoje partilho convosco uma história que já me contaram em diversas ocasiões e que absorvi como uma grande lição.

" Nas montanhas do Canadá, havia um mestre lenhador. Um dia, um rapaz com uma preparação física notável aproximou-se do lenhador e disse-lhe:
- Quero aprender a cortar árvores, quero tornar-me lenhador como o senhor. O mestre aceitou-o imediatamente:
- Regressa amanhã e eu ensinar-te-ei o meu ofício.
Por volta do terceiro mês de aprendizagem, para espanto do mestre lenhador, o jovem disse-lhe:
- Já aprendi o que tinha de aprender. Já sou um lenhador, um bom lenhador. Na verdade, acho que sou o melhor lenhador do Canadá.
Perante o olhar incrédulo do mestre, foi ainda mais longe, lançando-lhe um desafio:
- Vamos delimitar duas glebas de terra, com a mesma quantidade de árvores cada uma, e depois vamos corta-las. Quem conseguir derrubar primeiro a última árvore é o mais rápido e, portanto, o melhor - propôs.
E assim aconteceu. No início, o jovem, com mais aptidão física e uma velocidade incrível, apresentava vantagem sobre o mestre. De vez em quando lançava um olhar para a gleba vizinha e observava intrigado que este fazia pequenas pausas para descansar. "Assim vai ser fácil", pensava para si próprio.
No Entanto, o Sol ainda nem se havia posto por completo no horizonte e já o mestre derrubava a sua última árvore, enquanto o rapaz ainda tinha algumas pela frente. Surpreendido, ele dirigiu-se ao mestre:
- Como é que o senhor foi capaz de cortar as árvores mais rapidamente que eu!?! É impossível, não consigo perceber. Não parei um só minuto e vi que o mestre fazia uma pausa de hora em hora para descansar!!!
Então, o lenhador mais velho olhou para o jovem nos olhos e transmitiu-lhe a sua derradeira, e talvez mais importante, lição:
- A cada vez que eu parava para descansar, aproveitava para afiar os machados."

Carlos Albert Júlio - A Magia dos grandes negociadores

Nota pessoal:
A procura de chamar-mos a nós as luzes da ribalta, leva-nos muitas vezes, a esquecer tudo o que está à nossa volta. Queremos obter uma maior produtividade e alcançar níveis mais elevados de competitividade em todas as áreas onde actuamos. Queremos, mesmo sem assumir, que olhem para nós como alguém importante!
Mas não podemos esquecer, quantidade não deve ser sinónimo de qualidade.
Afia os teus machados, organiza-te, procura informação, pensa nos processos que utilizas para desempenhar uma tarefa, pergunta a amigos, colegas, familiares, como abordam as mesmas tarefas. Terás surpresas muito agradáveis...

O que acham então, de pessoas, que nas suas organizações, consecutivamente saem do seu local de trabalho já "muito" fora do seu horário? Ou que nunca tem tempo para nada e que passam a vida falar da quantidade de e-mails nas suas caixas de correio?! Como se desse facto, obtivessem um prémio do trabalhador do mês!
Incansáveis... não são?! Voltem a afiar os Machados.

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Free Your Mind... Be Alive! 4

Olá a todos,

... mensagem sobre ATITUDE:

"- Cada manhã, ao acordar, digo para mim mesmo: "Hoje tens duas escolhas, podes ficar de bom humor ou de mau humor, e escolho ficar de bom humor." Cada vez que algo de mau acontece, posso escolher fazer-me de vítima ou aprender alguma coisa com o ocorrido: escolho aprender algo.
Sempre que alguém reclama, posso escolher aceitar a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida. "

A Atitude é Tudo!

Na vida temos que ter atitude.
O João era o tipo de homem que qualquer pessoa gostaria de conhecer. Estava sempre de bom humor e tinha sempre qualquer coisa de positivo para dizer. Se alguém lhe perguntasse como estava, a resposta seria logo:
- Cada dia melhor ... !!!
Era um gerente especial, os empregados seguiam-no de restaurante em restaurante, só por causa da sua atitude. Era um motivador nato: se um colaborador tinha um mau dia, o João dizia-lhe sempre para ver o lado positivo da situação. Fiquei tão curioso com o seu estilo de vida. que um dia perguntei-lhe: - João, como podes ser uma pessoa tão positiva o tempo todo? Como é que consegues isso? Respondeu-me: - Cada manhã, ao acordar, digo para mim mesmo: "João, hoje tens duas escolhas, podes ficar de bom humor ou de mau humor, e escolho ficar de bom humor." Cada vez que algo de mau acontece, posso escolher fazer-me de vítima ou aprender alguma coisa com o ocorrido: escolho aprender algo.
Sempre que alguém reclama, posso escolher aceitar a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida. Nunca mais me esqueci do que o João me disse, e lembrava-me sempre dele quando fazia uma escolha. Anos mais tarde soube que o João cometera um erro, deixando pela manhã a porta de serviço aberta, e foi surpreendido por assaltantes. Dominado, enquanto tentava abrir o cofre, a mão, tremendo com o nervosismo, desfez a combinação do segredo. Os ladrões entraram em pânico, dispararam e atingiram-no. Por sorte, foi encontrado a tempo de ser socorrido e levado para um hospital.Depois de 18 horas de cirurgia e semanas de tratamento intensivo, teve alta, ainda com fragmentos de balas alojadas no corpo. Encontrei-o mais ou menos por acaso passado um tempo, e quando lhe perguntei como estava, logo me respondeu com o seu habitual ar bem disposto: - Óptimo, se melhorar estraga!
Contou-me o que tinha acontecido, e perguntou se queria ver as suas cicatrizes. Recusei-me a ver os seus ferimentos, mas perguntei-lhe o que lhe tinha passado pela cabeça na ocasião do assalto.- A primeira coisa que pensei foi que devia ter trancado a porta das traseiras. Respondeu: - Então, deitado no chão, ensanguentado, lembrei-me que tinha duas escolhas: poderia viver ou morrer. Escolhi viver!! - Não tiveste medo? -perguntei- Olha, os paramédicos foram óptimos, diziam-me que tudo ia dar certo e que eu ia ficar bom. Mas quando cheguei à sala de emergência e vi a expressão dos médicos e enfermeiras, fiquei apavorado: nas expressões deles eu lia claramente: Esse aí já era...- Decidi que tinha de fazer algo. - E o que fizeste? perguntei: - Bem, havia uma enfermeira que fazia muitas perguntas. Perguntou-me se eu era alérgico a alguma coisa. Eu respondi que sim. Todos pararam para ouvir a minha resposta. Tomei fôlego e gritei: "Sou alérgico a balas!!" Entre a risota geral, disse-lhes: "Eu escolho viver, operem-me como um ser vivo, não como um morto!!" O João sobreviveu graças à persistência dos médicos, mas, também graças à sua atitude. Aprendi que todos os dias temos a opção de viver plenamente e tomar decisões, pois serão essas atitudes que trarão benefícios agora e para a eternidade.
Afinal de contas ...... A ATITUDE É TUDO ...

Nota pessoal:
Vive a vida com Positivismo e Humor, sê motivador, gosta de aprender, faz escolhas, decide, sê persistente e acima de tudo tem ATITUDE.

"Insiste, persiste mas não desiste"
A Atitude numa equipa de natação...

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Arquivo do blogue

Seguidores