Acerca de mim

A minha foto
Lisboa, Carnaxide, Portugal
“Existem dois grandes dias na vida de todos nós… o dia em que nascemos e o dia em que descobrimos porquê”. William Barclay

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Free Your Mind... Be Alive! 28

Olá a todos,

Deixo-vos uma Metáfora que, na minha opinião, representa o grande "poder" da palavra "Não"!

Vida de elefante

Já observaste o elefante no circo? Durante o espectáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunais. Mas, antes de entrar em cena, permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo. A estaca é só um pequeno pedaço de madeira.
E, ainda que a corrente fosse grossa, parece óbvio que ele, capaz de derrubar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir. Que mistério! Por que é que o elefante não foge?
…O elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno. Imagina o pequeno recém-nascido preso: naquele momento, o elefantinho puxou, forçou, tentando soltar-se. E, apesar de todo o esforço, não pôde sair. A estaca era muito pesada para ele. E o elefantinho tentava, tentava e nada. Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino: ficar amarrado na estaca, balançando o corpo de lá para cá, eternamente, esperando a hora de entrar no espectáculo.
Então, aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode. Para que ele consiga quebrar os grilhões é necessário que ocorra algo fora do comum, como um incêndio por exemplo. O medo do fogo faria com que o elefante em desespero quebrasse a corrente e fugisse.
Isso muitas vezes acontece connosco! Vivemos acreditando em muitas coisas!? Que não podemos ter!? Que não podemos ser!? Que não vamos conseguir, simplesmente porque, quando éramos crianças e inexperientes, algo não deu certo ou ouvimos tantos nãos que a corrente da estaca ficou gravada na nossa memória com tanta força que perdemos a criatividade e aceitamos o "sempre foi assim..."
Poderia dizer que o fogo para nós seria: a perda de um emprego, ou algum outro problema ou algo que nos fizesse sair da zona de conforto.
A única maneira de tentar de novo é não ter medo de enfrentar as barreiras, colocar muita coragem no coração e não ter receio de arrebentar as correntes!Não esperes que o teu "circo" pegue fogo para te começares a mexer. Vai em frente!

Autor: recebido via e-mail

Agradecimento: Obrigado Filipa por esta metáfora tão simples e tão poderosa.

Nota Pessoal: Por vezes, entre colegas e amigos, às refeições, fazemos um jogo que consiste em não dizer a palavra "não". Se falharmos, temos que beber um copo de penalty! Jogo simples não é?! Basta não utilizar a palavra não! O problema é que a nossa sociedade e a nossa língua está carregada de negatividade. Em criança ouvimos não a tudo, na escola continuamos a ter o não, mais tarde nos empregos voltamos a ter outros tipos de não. Chegamos a um ponto que simplesmente acreditamos que já não interessa... e sempre foi assim... e no final, a bebedeira é quase certa!!!

Discordo totalmente do que acabei de escrever, apesar da noção da realidade!

Hoje, entendo que depende muito de Nós, ou quase sempre de Nós para melhorarmos tudo à nossa volta. Criatividade, uma atitude positiva, iniciativa no trabalho, nas relações, dar o primeiro passo em conflitos, depende sempre de nós! Quem vive de coração aberto e com muita coragem salta todas as barreiras para ser feliz...
Assim pergunto: Para quê esperar que aconteça algo que venha alterar a nossa vida, se hoje temos TUDO o precisamos para iniciar esse caminho? Arranquem essa estaca.

Sugestão: Esta Semana muda o teu discurso e faz como o Jim Carrey em "YES" e evita dizer "não" aos que estão à tua volta. Diz SIM! À parte do teu objectivo, vai ser divertido! Cuidado com os aproveitadores da situação ; 0)


Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores