Acerca de mim

A minha foto
Lisboa, Carnaxide, Portugal
“Existem dois grandes dias na vida de todos nós… o dia em que nascemos e o dia em que descobrimos porquê”. William Barclay

domingo, 13 de setembro de 2009

Free Your Mind... Be Alive! 6

Olá a todos,

todas as mensagens que vos deixo semana após semana tem diversos significados e múltiplos ensinamentos. Cabe a vocês a reflexão e criatividade para olhar para essas mensagens de várias perspectivas, conseguindo assim, maximizar todo o poder do seu conteúdo.

"Um casal tomava café no dia das suas bodas de ouro. A mulher pôs manteiga na côdea do pão e deu-a ao marido, ficando com o miolo para si. E pensou: "Sempre quis comer a melhor parte do pão, mas amo demais o meu marido e, nestes cinquenta anos, sempre lhe dei o miolo. Mas hoje quis satisfazer o meu desejo. Acho justo que coma o miolo, pelo menos uma vez na vida."
Para sua imediata surpresa, o rosto do marido abriu-se num sorriso sem fim, e disse-lhe:
- Muito obrigado por este presente, meu amor. Durante cinquenta anos, sempre desejei comer côdea do pão, mas como sempre gostaste tanto dela, jamais ousei pedir-ta!

Esta história, de autoria desconhecida, ilustra, quanto a mim, o maior problema das empresas: a falta de comunicação entre sectores. Questões que poderiam ser resolvidas rapidamente, muitas vezes agravam-se, ao ponto de causar rupturas nas relações pessoais. Quando o caldo se entorna e se analisam as causas, o que se constata é a completa falta de comunicação, em relação às reais necessidades e expectativas criadas por ambas as partes.
Por isso digo sempre que as três coisas mais importantes para melhorar a qualidade e a produtividade numa empresa são: em primeiro lugar, a comunicação; em segundo, a comunicação; e, em terceiro, a comunicação."

Livro: O que podemos aprender com os gansos - Alexandre Rangel

Nota pessoal:
Esta história simples alerta-nos para um dos principais problemas nas relações humanas. A falta de comunicação. Esta, cria em muitas situações, pessoais e profissionais, mal entendidos, dúvidas e muitos problemas. Hoje, perante um problema, procuro o máximo de informação, o máximo de peças para o "meu puzzle", o máximo de esclarecimentos, o máximo de perspectivas, o máximo de visões e opiniões, com o objectivo final de o conseguir desmontar. Em última análise, serei sempre eu a decidir, mas comunicar com outros faz-nos crescer, faz-nos acima de tudo, aprender.
Assim, revê os teus pressupostos e ideias pré-concebidas, mantêm a mente aberta e só assim conseguirás captar o poder das mensagens.
Quando comunicas algo, usa um discurso claro, calmo, mas emotivo. Dá exemplos. (desbloqueia a tua e as outras mentes)

Adapta-te aos outros e serás melhor recebido!

Podes ter a melhor mensagem do Mundo, mas se essa não chegar ao receptor na sua plenitude, será só mais uma! Esforça-te.


Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores