Acerca de mim

A minha foto
Lisboa, Carnaxide, Portugal
“Existem dois grandes dias na vida de todos nós… o dia em que nascemos e o dia em que descobrimos porquê”. William Barclay

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Free Your Mind... Be Alive! 27

Olá a todos,

Depois de umas férias excelentes, é nossa responsabilidade criar foco nas actividades de maior valor.

O Programa de boa forma mental em sete passos

Há 7 atitudes que podes aprender e praticar todos os dias para te tornares mais positivo, confiante e optimista:

Orientação para o futuro – Cria uma visão para cinco anos. Idealiza, imaginando continuamente o resultado perfeito. Cria uma lista de sonhos. Não cries limitações. Se tivesses tudo ao teu alcance, o que é que querias? Tens que ser sincero e claro contigo. Clareza é essencial. A pergunta "Como?" deve estar sempre presente na tua mente.

Orientação para os objectivos – Esquece os problemas, as críticas negativas e as desculpas. Pensa com papel e caneta na mão e torna os objectivos tangíveis e concretos. Decide-os, escreve-os e especifica-os, torna-os mensuráveis, estabelece datas finais, lista de acções e elabora um plano estratégico, começa imediatamente e faz algo para o teu objectivo todos os dias. Constrói os alicerces das tuas visões.

Orientação para a excelência – Vê a vida como um serviço de "self-service". É necessário levantares-te, colocares-te na fila e servires-te, ou seja, aceitar a responsabilidade. Aprende e pratica coisas novas todos os dias e responde à pergunta: "Qual a aptidão que, quando desenvolvida e aplicada de forma correcta, mais me ajudará na minha carreira?". A boa notícia é que o buffet da vida nunca encerra, 24h aberto! Volta à fila sempre que quiseres... Empenha-te na Excelência.

Orientação para os resultados - Estabelece prioridades para as tarefas mais importantes e responde constantemente às 4 questões seguintes: 1-"Quais são as minhas actividades de maior valor? 2-Quais são as minhas áreas-chave de resultados? 3 – "O que é que eu e só eu posso fazer, que, se for bem feito, será efectivamente um valor acrescentado para a minha empresa/vida"; 4-"Como posso usar o meu tempo de forma mais valiosa?".

Orientação para a solução - Em vez de pensares no que aconteceu e quem é o culpado, pensa no que pode ser feito e como se resolve o problema. Ao falarmos sobre as soluções, tornamo-nos positivos, criativos e optimistas. Faz perguntas do tipo: "Qual é a solução? O que é que sabemos? Qual o próximo passo? Como limitamos o prejuízo? Como evitamos que aconteça novamente? Daqui avançamos para onde? Sê construtivo e concentra-te nas soluções.

Orientação para o crescimento - "A sua vida só melhora quando você melhora". O que posso fazer, hoje, para aumentar o meu valor para a minha empresa, para a minha vida e para mim? Sugestão: "Investe 3% do teu rendimento para o resto da tua vida". O desenvolvimento pessoal compensa... dedica-te a aprender durante toda a vida. Lê, ouve programas de áudio no carro ou no ginásio e assiste a todos os cursos e seminários úteis que conseguires encontrar.

Orientação para a acção - Evita adiar e inicia imediatamente as tuas tarefas-chave, avança rapidamente. Decide hoje desenvolver um sentido de urgência nas tuas prioridades, em tudo aquilo que te traz valor para a tua vida.

Livro: Ponto Focal
Autor Brian Tracy

Agradecimento: Obrigado Carlos pela sugestão deste livro e desta "ferramenta" para a vida.


Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores