Acerca de mim

A minha foto
Lisboa, Carnaxide, Portugal
“Existem dois grandes dias na vida de todos nós… o dia em que nascemos e o dia em que descobrimos porquê”. William Barclay

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Free Your Mind... Be Alive! 43

Olá a todos,

Ofertas para o marajá

Uma vez, um marajá que tinha fama de ser muito sábio fez 100 anos. O acontecimento foi celebrado com grande alegria, já que todos gostavam muito do seu governante. No palácio, organizou-se uma enorme festa para aquela noite e foram convidados senhores poderosos do reino e de outros países.
Chegou finalmente o dia e acumulou-se uma montanha de prendas na entrada do salão, onde o marajá ia receber os seus convidados.
Durante o banquete, o marajá pediu aos seus criados que separassem as prendas em dois grupos: as que tinham remetente e as que não se sabiam de quem eram.
À sobremesa, o rei mandou trazer todas as prendas em duas pilhas, umas centenas de prendas grandes e caras, e outra mais pequena com apenas uma dezena de ofertas.
O marajá começou a abrir as prendas da primeira pilha e foi chamando o nome das pessoas que as tinham enviado. Fez todas elas subir ao trono, uma a uma, para lhes dizer:
- Agradeço a tua prenda, devolvo-ta e ficamos quites - e devolvia a prenda fosse a quem fosse.
Quando terminou a primeira pilha, aproximou-se da segunda e disse:
- Estas ofertas não têm remetente. Estas, sim, vou aceitar, porque não me obrigam a nada e, com a minha idade, não me convém contrair dívidas.

Sempre que recebemos alguma coisa, é natural que nos passe pela cabeça, ou pela da outra pessoa, transformar essa dádiva numa dívida. Se assim for, é preferível não receber nada.
Mas se fores capaz de dar sem esperar nada em troca e de receber sem sentires obrigações, então podes dar ou não, receber ou não, mas jamais ficarás endividado. E, acima de tudo, nunca mais ninguém deixará de te pagar o que deve, porque jamais alguém te deverá seja o que for.

Livro: Deixa-me que te conte
Autor: Jorge Bucay

Libertem as Vossas mentes e mantenham-se “VIVOS”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Seguidores